É muito comum ouvirmos reclamações de empreendedores sobre o quanto a carga tributária do nosso país é alta e o quanto isso impacta diretamente nos negócios. Tudo isso tem fundamento, mas não queremos entrar nesse assunto. O objetivo é o de lhe ajudar a organizar os seus impostos, já que fazem parte do custo da empresa, de forma que não interfira tanto nos seus resultados.
Diante de um ano tão difícil e desafiador como o de 2020, as lições precisam ser aprendidas e praticadas nesse ano de 2021 e uma delas é que é preciso planejar para pagar também os impostos. Eles fazem parte do “jogo” e como tal, devem estar presentes no seu planejamento de pagamento.
Ao longo desse ano, os tributos teve prorrogação de pagamentos e parcelamentos. Tudo isso, muito importante para o momento que atravessamos, mas vale ressaltar que, a partir da regularização dos negócios, com o mercado aquecido e as vendas voltando ao seu ritmo natural, o ideal é que elaboremos um cronograma para pagamento dos impostos, pois na medida em que o tempo vai passando há um crescimento desse débito, diante dos valores cobrados de juros e multas que são exorbitantes
Então, em se tratando de impostos, há quem busque o caminho “mais fácil” que é a sonegação. Porém, é ilegal e ainda é crime, e que não vamos abordar pelo fato de que, não concordamos ou orientamos a isso. O que queremos deixar muito claro.
Assim, você pode perguntar: o que devemos fazer para pagar os nossos impostos em dia ou ainda reduzi-los? Fique atento as orientações:
- PLANEJAR A PROJEÇÃO DO SEU CAIXA: através do Fluxo de Caixa. Ter essa prática constante das suas receitas e despesas, irá te ajudar e muito a ter uma análise geral do seu negócio e se antecipar a algum imprevisto que geralmente ocorre. Nesse ponto, a nossa dica é inserir os seus pagamentos de impostos no seu fluxo de caixa, inclusive se você for optar por parcelar esse débito, já que são recorrentes, obrigatórios e já possuem data agendada. Fazendo isso, você já passa a ter uma visão mais realista do seu negócio;
- PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: ao contrário da sonegação, a Elisão é uma prática legal de encontrar possibilidades de reduzir seus impostos dentro da lei. Para isso, é importante contar com a assessoria de um bom profissional contábil, para que de fato, essa ação aconteça da melhor forma.
São situações simples, mas de fato, muito assertivas em se tratando de carga tributária para a sua empresa. Colocando-as em prática, você perceberá o quanto de ganho terá nos seus negócios. O ano de 2021 já começou com tudo, mais ainda há tempo para se planejar e colocar em prática seu plano de ação.
Fonte: Pontual Contadores