Em épocas difíceis como a que vivenciamos nesse ano de 2020, ficou claro que o caixa das empresas precisa de cuidados especiais.
Buscando melhorar o fluxo de caixa e manter suas operações funcionando, a maioria das empresas correu atrás de recuperações de créditos tributários, revendo sua política de compliance fiscal.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com o objetivo de lhe apresentar 3 dicas importantes, para que o caixa da sua empresa possa atravessar o ano de 2021 de forma mais tranquila:
- Faça a análise do regime tributário da sua empresa, e compare se é o mais vantajoso e adequado para o seu negócio. Nem sempre o regime atual é o mais condizente e com o apoio de um profissional contábil, você pode ter em mão um bom planejamento tributário;
- Implante revisões periódicas, nos cadastros de clientes, fornecedores e principalmente dos produtos, para não ser surpreendido com pagamentos indevidos de impostos, afetando diretamente o fluxo de caixa. Isso se chama compliance fiscal;
- Controle o seu estoque, pois ele é de fato uma conta caixa da sua empresa. Gosto muito de comparar que ao tirar o dinheiro do banco/caixa para aquisição de mercadoria/insumos, você está transferindo o dinheiro para o estoque. Imagine que as mercadorias que transitam na sua empresa, é dinheiro indo para lá e para cá.
Colocando em prática essas dicas, sua empresa terá um ganho significativo, no controle dos impostos devidos, além solucionar questões de fluxo de caixa.
Fonte: Pontual Contadores