Muitas vezes ao abrir um restaurante o empresário não entende o porquê seu negócio não está atingindo o lucro visado. Bom, isso pode ser resultado de um elevado custo que resulta em uma balança desfavorável no final do mês, logo, se faz necessário reduzir os custos de seu negócio; podendo focar principalmente na redução do desperdício de comida.
Assim, é ideal que se faça um estudo dos custos para que sua redução seja possível.
Os pontos principais de redução de custos em restaurantes englobam um bom treinamento da equipe e contratação de terceirizados, bem como um uso correto de energia elétrica e de água. Também se deve ficar atento ao controle do estoque e aproveitamento geral de insumos.
É notável que um dos maiores geradores de custos é o desperdício dos alimentos, assim, esse ponto deve ser estudado com atenção.
O desperdício de alimentos acarreta ao País uma média de custo de quase R$ 15 bilhões por ano. São 1,3 bilhões de toneladas de alimentos jogados fora
Assim, é necessário que se pense em mudanças de hábitos que reduzam os seus desperdícios, o que resulta em uma maior otimização de processos, além de melhorar o resultado operacional da sua empresa.
Então, separamos algumas dicas para você começar agora a reduzir o desperdício de seu restaurante e, por consequência, os seus custos. Confira!
1 – Criatividade
Para evitar maiores desperdícios em seu restaurante você deve ter uma boa noção de tudo aquilo que entra e de tudo aquilo que sai, devendo sempre manter um bom inventário atualizado para entender essa dinâmica e também ficar atento ao vencimento de seus produtos.
Uma alternativa para situações nas quais sobraram alimentos em seu estoque que estão perto da data de vencimento é rodar esse estoque, o que pode ser feito por meio de uma refeição com pratos promocionais e exclusivos usando esses produtos o que além de diminuir custos e desperdícios cria um atrativo para o seu restaurante.
2 – Aposte em fornecedores locais
Tenha fornecedores locais dos produtos perecíveis para que você possa tê-los sempre fresquinhos e com reposição se não diária, a cada dois dias. Dessa forma, você consegue ser mais assertivo, evita desperdícios e ainda fortalece a economia local.
3 – Tenha um bom sistema de resfriamento
Manter os alimentos resfriados da maneira correta faz com que você não perca produtos.
Atenção: a conservação correta engloba a limpeza dos alimentos, o seu armazenamento e a etiquetagem de cada item.
4 – Controle as sobras de alimento
Estabeleça um controle sobre as sobras para investigar o seu motivo e poder acertar a quantidade de porções a serem oferecidas para que haja a diminuição do desperdício.
Uma ferramenta para esse controle é o uso da padronização das receitas oferecidas pelo restaurante, bem como o controle do processo de preparação, pois é nessa etapa que muitos alimentos são desperdiçados.
5- Um bom controle de estoque
Um bom controle de estoque é essencial no seu restaurante para diminuir desperdícios e, consequentemente, reduzir custos.
Uma dica para esse bom controle é a organização do seu estoque, podendo organizar os produtos por categorias e subcategorias, o que otimiza não somente o tempo de procura por um produto, como também, evita maiores desperdícios e compras de estoque desnecessárias.
Para ter em mente as necessidades de seu estoque também é aconselhável definir uma data para realizar a contagem de suprimentos que seu estoque possui, prestando atenção em quais precisam ser repostos mais rapidamente e quais precisam de maiores cuidados de armazenamento.
No vídeo abaixo, Fabiano Pontual reforça todo esse contexto:
Ademais, fique atento ao desperdício! Atentando-se a esse fator você consegue encontrar um equilíbrio entre procura e demanda o que ajudará a reduzir os custos de seu restaurante.
Fonte: Pontual Contadores