A contabilidade para restaurantes depende de uma série de fatores. É preciso levar em conta bens, direitos e obrigações que interferem no negócio.
Tenha em mente que para lucrar é preciso se organizar. Por esse motivo, é muito importante que você cuide do seu financeiro, fazendo assim, controle dos seus gastos e investimentos futuros para o seu empreendimento.
Nesta postagem vamos dar algumas dicas que podem ser úteis ao seu negócio.
Para iniciar a contabilidade para restaurantes vamos listar algumas atividades essenciais como fluxo de caixa; registros de contábeis; custos fixos; e profissional da área.
Esses são os elementos básicos do meio contábil, que é a ferramenta principal para as tomadas de decisões.
Fluxo de caixa
O primeiro passo é cuidar do fluxo de caixa periodicamente (diário, semanal ou mensalmente). Quanto menor for o tempo que se leva para fazer, mais fácil de identificar erros fica.
Anote todas as informações do seu caixa: saldo inicial, entradas e saídas. Fazer essas anotações é necessário para que você consiga saber ao final do dia o saldo disponível, que é a diferença entre o que se recebe e o que se paga.
E, no final disso tudo, calcule o saldo final: soma do saldo inicial com o saldo disponível.
É muito importante para o seu negócio, que seu recebidos e despesas estejam sempre controlados.
Cuide das despesas do seu restaurante, como os custos com os produtos, com os salários, aluguel… Enfim, todas as despesas que houver.
Ter um contador no seu negócio é importante para que, no futuro, você possa enxergar quanto precisará faturar, para que seu negócio seja lucrativo.
Registros contábeis
Faça um controle do seu estoque periodicamente, tenha conhecimento dele. É importante o controle de custos de alimentos e da mão de obra do seu restaurante.
Tenha organizado informações do que adquire dos fornecedores, o que você vende e o que há de desperdício, que seus clientes não consomem.
A contabilidade do seu restaurante também passa e tem relação com a mão de obra do seu restaurante.
Independente da forma que você faz a contratação dos seus funcionários, faça o controle de gastos.
Há restaurantes que contratam pessoas e pagam por dia de trabalho, como há outros que pagam por hora, tenha tudo isso registrado.
Por fim, saiba separar o que é seu dinheiro pessoal, do dinheiro do seu restaurante. Isso é fundamental.
Custos fixos
Essas são as despesas que se repetem todos os meses e que devem ser pagas independente de tudo.
Por isso esses dados devem fazer parte da contabilidade para restaurantes. São eles: aluguel; contas de água, luz, telefone e internet; folha de pagamento; despesas com os benefícios dos seus colaboradores, como vale-transportes e convênio médico.
Gostou das dicas? Ótimo, mas a contabilidade para restaurante não é algo tão simples quanto parece. Às vezes são altos os valores que entram no seu negócio e além do mais, muitas vezes lhe falta tempo para cuidar efetivamente e dar a devida atenção à contabilidade do seu restaurante.
O ideal é contratar um contador especializado para o seu restaurante. Com esse profissional para cuidar das questões burocráticas, voltadas a vida financeira do seu negócio, você terá mais tempo para se dedicar a outras áreas do seu negócio e estará no caminho certo para o sucesso.
PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO CONOSCO